Os primeiros registros da profissão de secretária datam dos tempos dos faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas. O escriba ou escrivão era a pessoa na antiguidade que dominava a escrita e a usava para redigir normas do povo daquela região ou de uma determinada religião.
Com a Revolução Industrial, volta a aparecer a função de secretário e, após as duas guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, houve o surgimento da figura feminina , na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a mulher surge como secretária na década de 50. Nessa mesma época, houve a implantação de cursos voltados para a área como, por exemplo, datilografia e técnico em secretariado.
Na década de 50 chegaram as multinacionais e as funções da secretária eram: datilografia, taquigrafia, organização de arquivos, anotação de recados e atendimento telefônico. Na década de 60, iniciou-se a valorização da secretária pois era sinal de status dos empresários brasileiros. Nos anos 70, passou a ser um membro da gerência. Nos anos 80, através de muita luta a profissão foi regulamentada em 30/09/1895 na lei nº 7.377.Em 1989, foi publicado o Código de ética Profissional, pela União do Sindicatos. Os recursos tecnológicos dos anos 90 ajudaram a profissional a obter o melhor rendimento no trabalho e executar as tarefas com a qualidade e valorização dos clientes.
. O trabalho da secretária mudou muito com o decorrer do tempo, se antes precisava ser uma exímia datilógrafa e fazer exatamente o que o chefe pedia, hoje ela assume uma posição mais independente, tomando decisões e peneirando o que deve ou não chegar às mãos da chefia. A datilografia e a taquigrafia foram deixadas para trás e substituídas pelas novas tecnologias.
Outro aspecto que também mudou foi a clássica divisão entre secretária júnior (iniciante), plena (meio de carreira) e sênior (executiva). Algumas empresas podem até usar as denominações, mas a verdade é que atualmente mesmo uma simples estagiária já é responsável por um volume de trabalho compatível com o de uma profissional.
A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.
Origem da palavra Secretária
Segundo estudiosos, a palavra "secretária" tem origem no latim e deriva dos seguintes
termos:
Secretarium - lugar retirado;
Secretum - lugar retirado, retiro;
Secreta - particular, segredo.
Com o tempo ocorreram mudanças tanto no significado, como na grafia desses termos, surgindoassim, a palavra Secretária.
Referencias:
http://www.metodista.br/secretariado/curso/historia-e-origem-da-profissao-secretaria
http://www.isecretarias.com/?page_id=32
Nenhum comentário:
Postar um comentário