sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ser secretária é muito mais que uma profissão, é uma escolha!



É a escolha por uma vida de contínuo desenvolvimento e dedicação, pois essa bela profissão exige dedicação, empenho, persistência, iniciativa, comprometimento, automotivação, e, principalmente, amor, por que só fazemos bem aquilo que amamos. Para comprovar essa tese, entrevistamos a Secretária Priscila Mazzucchelli.

Priscila Mazzucchelli formada em Secretariado Executivo Bilingue pela PUC na turma de 2003, atua na área há 09 anos.

Priscila diz: escolhi a profissão pela boa oportunidade de conhecer a empresa como um todo, conhecer diversas áreas e atuar em algumas, era o meu desejo, eu nesta área poderia usar e desenvolver meus idiomas tais como inglês e espanhol.

Eu Priscila, secretária executiva digo que a maior dificuldade que enfrentei ao longo de minha carreira foi a quebra de paradigmas e mostrar que o profissional desta área pode exercer funções mais gerenciais de seu escopo de trabalho e não somente atender telefone e servir café – como nos velhos tempos. Afirmo ainda que muitas vezes nosso trabalho dependerá das outras pessoas e que é necessário termos o “feeling” para lidar com outras pessoas, ou seja, saber como e quando cobrá-las sem ser chato ou até mesmo sem
educação.

O que mais gosto de fazer em minha rotina diária é a programação de viagens nacionais e internacionais, desde a reserva de hotéis e passagens até a logística de transfer, roteiros e marcações de reuniões em outro estado/países.

No geral o que mais me atrai nessa profissão é a possibilidade de poder atuar  como gestora/agente facilitadora para o executivo, o que me proporciona a autonomia para tomada de decisões e antecipação das demandas.

Um conselho eu deixo para as profissionais iniciantes/estudantes que querem seguir carreira nesta profissão, nunca parem de estudar, realizem cursos de reciclagem relacionada à área de atuação, foquem nos estudos da língua inglesa e espanhola no mínimo, façam pós graduação em cursos que agregue valor ao secretariado executivo bilíngue, trilíngue entre outros.

O trabalho de uma secretária, além de ser eficiente, isto é, correto e de boa qualidade, precisa ser eficaz, atingindo, totalmente, o resultado esperado pela companhia.

Assim, o profissional em constante atualização tem um lugar garantido nas organizações, pois eles são vistos como parceiros. Como profissionais que facilitam o trabalho de seus gestores e colaboram para que a empresa atinja seus resultados.

Minha postura com relação ao atendimento ao cliente principalmente pelo telefone que é um instrumento de comunicação fundamental no mundo dos negócios. Um telefonema é uma forma eficaz para incrementar contatos e uma oportunidade de se prestar um excelente serviço visando à satisfação do cliente.

Ainda mais atualmente, diante de um ambiente corporativo globalizado, com os clientes tornando-se cada vez mais críticos em relação aos serviços. Prestar serviço é dar atenção e servir. Profissionais atenciosos e corteses são recursos tão ou mais valiosos do que a tecnologia à disposição.

O atendimento telefônico deve transmitir uma imagem profissional de eficácia e capacidade de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário